sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Elizabeth e As Águas Verdes do Pacífico


A Royal Teatro Livre aliou-se à nossa Associação, e vai doar parte da receita da Peça de Teatro Elizabeth e As Águas Verdes do Pacífico para a nossa obra!

Por cada Bilhete vendido com a indicação que tomaram conhecimento pelas Amigas do Peito, recebemos €1, podem efectuar a reserva de bilhetes pelos nossos contactos:

Telf: 309 403 407
Tlm: 927 820 373
Email: geral@amigasdopeito.pt


Convidamos as(os) nossas(os) Associadas(os) e amigos a ver esta Obra Cénica e a contribuírem, indicando no acto de compra do bilhete que tomaram conhecimento pelas Amigas do Peito.

Em Cena entre 9 e 21 de Fevereiro, no Auditório do Instituto Franco-Português, da Embaixada de França em Portugal, em Lisboa.

Sinopse

Elizabeth e as Águas Verdes do Pacífico – uma peça composta por dois monólogos, de Philippe Minyana e de Nuno Gervásio, encenada por Luísa Ortigoso e interpretada por Maria Dias – contar importantes partes da vida de duas mulheres, uma mãe e uma filha, que partilham uma ambição, transmitida pela primeira à segunda, e que se vêem unidas não só por esse elo familiar e por esse mesmo sonho, como também pela condição de serem, afinal, cativas de um mesmo contexto sócio-cultural subtil mas efectivamente castrador.

Vítimas de um envolvente conformismo que sobre elas se abate e que de algum modo elas vão aceitando, vai-se notando, no decurso da peça, como as personagens vão deixando que os elementos dos seus mundos pequenos se instalem cristalizando-se nas suas vidas, ganhando espaço nestas, enquanto elas vão ficando cada vez mais distraídas e distanciadas dos seus sonhos. A peça mostra como esse adormecimento e as circunstâncias que o causam geram nas duas personagens – embora em tempos diferentes das suas vidas – tanto uma acomodação a essa vida pequena, medíocre, da qual se quereriam emancipar sem que cheguem a fazê-lo – e na qual esses sonhos se tornam inconsequentes, ficando por se realizar –, quanto uma frustração por não os verem realizar-se e por eventualmente se reconhecerem vencidas pelos mesmos vícios de mediocridade que criticam e dos quais se quereriam ver livres e distantes.

Mais do que um útil diagnóstico de crítica social, esta peça visa suscitar no espectador um exame da sua vida, dos seus sonhos, e daqueles obstáculos que se lhe poderão colocar e que lhe poderão parecer em algum momento intransponíveis, porventura por resignação, mas que são, afinal e na verdade, transponíveis – conclusão que a peça também pretende potenciar como reacção à sua mensagem e às duas histórias que apresenta. Pretende-se, pois, despertar no espectador uma reacção positiva, de reconciliação com os seus sonhos e objectivos pessoais e de desafio às barreiras aparentemente pesadas que se lhe possam colocar, mas que são, afinal, realista e desejavelmente ultrapassáveis e passíveis de serem vistas como desafios a vencer enquanto etapas para a prossecução de sonhos e objectivos pessoais, familiares, sociais e profissionais positivos e realizáveis. Destacamos, pois, o carácter positivo, transformador e estimulante da mensagem dirigida ao público que, de uma forma porém objectivamente não moralista, subjaz a esta peça, sendo de salientar que esperamos que esta possa tocar especialmente as mulheres.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Divulgação de Peça de Teatro de uma das nossas Madrinhas

citando o email da nossa madrinha Sara aleixo

PESSOALLLLLL.....JUNTO ENVIO CARTAZ E SINOPSE DA PEÇA QUE VOU ESTREIAR ESTA 5F 21 JANEIRO... TEM SESSÕES Á TARDE...DURANTE SEMANA E AS 21 30.. 1630 E 2130 AO SAB E DOM 24 JAN O ULTIMO É AS 1630...BJS E APARECAM
SEM OUTRO ASSUNTO
BJS DA ALEIXO


Sinopse

Uma qualquer pequena vila piscatória portuguesa. Uma terrível tempestade no mar, ameaça a vida de vários pescadores que tentam desesperadamente sobreviver à furia das ondas. Na praia, no meio da aflição, um jovem casal (José e Maria do Mar) promete a Nossa Senhora manter-se em castidade após o casamento, em troca da virgem fazer chegar a terra, o velho Salvador (pai de José) são e salvo. Meses após se terem tornado marido e mulher a tensão entre ambos agiganta-se. Maria do Mar, outrora uma rapariga alegre e cheia de vida, não consegue esconder a sua revolta contra a obstinação do devoto marido em manter a promessa. Incapaz de controlar o legitimo desejo de se sentir mulher, e ser amada, Maria do Mar já não sabe até quando será capaz de ser fiel a um homem em cujos olhos, por mais que tente, já não consegue vislumbrar qualquer sinal de amor.





Bem vindos ao nosso blog - Quem somos



AMIGAS DO PEITO

ASSOCIAÇÃO HUMANITÁRIA DE APOIO Á MULHER COM CANCRO DA MAMA

Trata-se de uma entidade de solidariedade social, de carácter humanitário, sem fins lucrativos e tem como missão, proporcionar um espaço de partilha de experiências, suporte informativo e acompanhamento personalizado às mulheres com Cancro da Mama, utentes dos serviços da especialidade do Hospital de Santa Maria de Lisboa, agora Centro Hospitalar de Lisboa Norte.

Na nossa politica de expansão estamos actualmente abertos a receber quaisquer utentes de outras entidades que necessitem do nosso apoio.

O objecto da Associação é a defesa e apoio aos doentes com cancro da mama em todas as fases da doença, nomeadamente, pré e pós cirurgia, internamento e ambulatório num esforço para uma melhor qualidade de vida, e também conceder apoio aos familiares e amigos.

Existimos desde Abril de 2008, fruto da vontade de um grupo de mulheres “vencedoras” e de um grupo de profissionais de saúde que desde há muito lidam com esta patologia.

Desde há longos anos que as doentes nos transmitiam a necessidade de existir no nosso hospital uma associação de carácter humanitário que as pudesse informar, esclarecer e ajudar a humanizar a doença e a gerar os equilíbrios emocionais e psicológicos indispensáveis ao sucesso das terapêuticas. Também nós, profissionais ligados a esta patologia multidisciplinar, sentíamos que a sua existência seria uma mais valia na relação utente/instituição com grande proveito para o processo de cura.

Todos não somos demais para lutar e ajudar a prevenir esta patologia cada vez mais frequente.

Principais actividades e apoios que prestamos:

  • Comparticipamos a aquisição de soutiens e próteses mamárias;
  • Organizamos convívios (almoços e jantares temáticos publicados no site) para troca de experiências;
  • Acompanhamos as doentes e prestamos esclarecimentos;
  • Organizamos Palestras de Esclarecimento e Informação (Calendário Publicado no site);
  • Damos apoio às doentes e familiares.

Estamos no Piso 2 do Hospital Santa Maria, junto aos Correios